Apresentação

Apresentação

sábado, 18 de dezembro de 2010

Todo dia é dia de educação

Meu querido mestre está na Africa e constantemente nos faz relato de lá com o que ele tem chamado de "diário de bordo". Pedí sua licença para registrar um pequeno trecho do seu diário, pois penso que vai muito de encontro com a ideia desse blog. Desde já agradeço ao professor pela autorização e parabéns professor pelo belíssimo trabalho que está desempenhando aí em São Tomé e Príncipe.

"Diário de Bordo, São Tomé e Príncipe, África, 17-12-10



De urinas e educação

Em São Tomé e Príncipe urinar em público é coisa mais que natural… E não são somente os homens… Um dia destes vi uma moça bonita, sem cerimonia, aproximar-se de um tronco de árvore na calçada, levantar o vestido, agachar e faz seu xixi na maior paz do mundo… Vi crianças fazendo isso também, claro “questão de educação”… Há paredes com a frase, que nem precisaria estar lá: “proibido urinar aqui”. Fotografei. Fui trocar uns dolares por Dobras com os ambulante do cambio que ficam na praça, desses que quando percebem um cliente a se aproximar já de longe correm todos para disputar o negocio… Neste dia não foi diferente… entretanto o primeiro que a mim chegou foi exatamente um que urinava em uma parede proxima…. E ainda me chegou fechando a braguilha, estendendo a mão para me cumprimentar… Disse-lhe: “- Amigo, você estava a urinar e espera que eu pegue na sua mão?” Outro dia li em uma placa afixada proxima ao rio que corta a cidade: “Rio recém despoluído. Faça sua parte, não suje o rio”. Eu ainda estava a fotografar a placa e o rio, quando passa um jovem que tomava uma coca-cola e deposita a lata no rio. Fumar em lugares fechados, inclusive restaurante, é mais que natural. Indignei-me no início, mas decidi relevar, pois ainda não chegaram um patamar mais coerente de costumes sobre tal hábito. Mas o que eu não esperava era que se fumasse dentro de um carro com cinco pessoas dentro. Aí eu reclamei, pois a questão passa pelo bom senso. E o que tudo isso tem a ver com “educação”, amigos? E, mais ainda, o que tudo isso tem a ver com a educaçao das crianças de hoje, amigos? Fiquei repetindo isso toda a semana..."
 
Simão de Miranda
Website: www.simaodemiranda.com.br
MSN: simaodemiranda@hotmail.com
Twitter: @simaodemiranda

Nenhum comentário: