Apresentação

Apresentação

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Formação continudada- 1º dia- contação de história

No primeiro dia de formação continuada sempre é aquela festa; todo mundo se reencontra, todo mundo com novidades, as vezes boas, as vezes ruins... mas enfim, este dia teve uma mesagem que veio bem a calhar com os dias atuais. Quem não conhece a história da vaquinha? Contamos com a feliz presença do grupo Matrakaberta que contou essa história de uma maneira bem gostosa... havia até alimentos orgânicos no meio e cooperativa,rsrs! Pra quem não conhece essa história, aí vai:


Um mestre da sabedoria passeava por uma floresta com seu fiel discípulo, quando avistou, ao longe, um sítio de aparência pobre e resolveu fazer uma breve visita. Durante o percurso, ele falou ao aprendiz sobre a imporância das visitas e a oportunidade de aprendizado que temos, também, com as pessoas que mal conhecemos. Chegando ao sítio, constatou a pobreza do lugar, sem acabamento, casa de madeira; os moradores, um casal e três filhos, vestidos com roupas rasgadas e sujas… então se aproximou do senhor, aparentemente o pai daquela família, e perguntou:
 - Neste lugar não há sinais e pontos de comércio e de trabalho. Como o senhor e a sua família vivem aqui?
o senhor, calmamente, respondeu:
- Meu amigo, nós temos uma vaquinha que nos dá vários litros de leite todos os dias. Uma parte desse produto nós vendemos ou trocamos na cidade vizinha por outros gêneros de alimentos; com a outra parte, nós produzimos queijo, coalhada, etc., para nosso consumo, e, assim, vamos sobrevivendo. O sábio agradeceu a informação, contemplou o lugar por uns momentos, depois se despediu e foi embora. No meio do caminho, voltou ao seu fiel discípulo e ordenou:
- Aprendiz, pegue a vaquinha, leve-a ao precipício ali na frente e empurre-a, jogue-a lá em baixo!
O jovem arregalou os olhos, espantado, questionou o mestre sobre o fato de a vaquinha ser o único meio de sobrevivência daquela família mas foi cumprir a ordem. Assim, empurrou a vaquinha morro abaixo e a viu morrer. Aquela cena ficou marcada na memória daquele jovem durante alguns anos. Um belo dia, ele resolveu largar tudo o que havia aprendido, voltar àquele mesmo lugar para contar tudo àquela família, pedir perdão e ajudá-la. Assim fez e, quando se aproximou do local, avistou um sítio muito bonito, com árvores
floridas, todo murado, com carro na garagem e algumas crianças brincando no jardim. Ficou triste e desesperado, imaginando que aquela humilde família tivera que vender o sítio para sobreviver. Apertou o passo e, chegando lá, logo foi recebido por um caseiro muito simpático. Perguntou sobre a família que ali morava há uns quatro anos. O caseiro respondeu:
- Continuam morando aqui.
Espantado, ele entrou correndo na casa e viu que era a mesmo família que visitara antes, com o mestre. Elogiou o local e perguntou ao senhor (o dono da vaquinha):
- Como o senhor melhorou este sítio e está muito bem de vida?
E o senhor respondeu:
- Nós tínhamos uma vaquinha que caiu no precipício e morreu. Daí em diante tivemos que fazer outras coisas e desenvolver habilidades que nem sabíamos que tínhamos. Assim, alcançamos o sucesso que seus olhos vislumbram agora.

A pergunta que ficou no ar foi: qual vaquinha que precisamos jogar fora nesse começo de ano? Cada um tem a sua "vaca" que a príncipio é o melhor que pode ter, mas pode ser também um obstáculo para você crescer.

Fica aí então a diga pra todos: a hora é agora!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Hello ωould you mind shагing whiсh blog plаtform you're using? I'm planning to
staгt my oωn blog іn thе nеar futuге but I'm having a tough time selecting between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal. The reason I ask is because your layout seems different then most blogs and I'm looκing
for something completely uniquе.
P.S Ѕorrу for being off-tοpic but Ι hаd
to aѕk!

Аlso ѵisіt my blog - read the full piece of Writing