Apresentação

Apresentação

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Música: ferramenta necessária na educação

Levante a mão quem não gosta de música? A música, indubtavelmente pode ser considerada como  algo essencial na vida do ser humano. Ela acalenta, conforta, alegra, consola, recorda, desperta, instrui... enfim, não dá pra viver sem música. Lembro das cantigas de ninar que minha mãe cantava pra mim quando ainda era bebê. Estudos revelam que até no útero o bebê recebe os benefícios de se ter uma canção entoada pela a mãe...
Em sala não é diferente, é necessário ter música, principalmente na educação infantil, onde eu atuo. Como é bonito ver, desde tão pequenos aqueles seres apreciando uma música instrumental ou até mesmo uma história cantada vinda de um som ou sendo cantada pela professora! Há aquelas músicas que acalmam, mas também há aquelas que enchem os pequenos de energia!!!
Na escola onde trabalho há a aula de musicalização onde o professor promove um momento de descoberta de novas melodias assim como o conhecimento de novos instrumentos musicais. Um momento gostoso que eles amam presenciar.
Não me limitando somente ao momento de musicalização, faço a música acontecer em todos os momentos: música ambiente para recepcioná-los, musica para fazer a roda inicial, música pra descer ao parque, música no lanche, música pra escovar os dentes, nas brincadeiras... Alguns podem até dizer: a garganta vai para o saco! Bom, sabendo disso sempre se faz necessário o aquecimento vocal, e não é só pra música, pois todo professor que se preze sabe que é necessário fazer exercícios vocais antes de começar uma aula. Evitar de cantar muito alto, ter postura ao cantar, beber bastante água e alternar com instrumentos musicais.
Não exagero não, é nítido a diferença de uma sala onde há música daquela que não há música...
Então, usem e abusem desse recurso pois as crianças agradecem. Tenho um repertório bom, quem quizer é só pedir!
Sugestão: Palavra Cantada, muito bom!

Um comentário:

Educar é Saber Amar disse...

Michelle, amo a junção de histórias com música!Principalmente no ambito infantil.Concordo que a música facilita o aprendizado e promove a participação.Muito bom!