Apresentação

Apresentação

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Regras de Convivência

Um dos principais objetivos de onde eu trabalho é o de criar subsídios para que as crianças possam crescer sabendo viver em sociedade, e é para este fim que trabalhamos os combinados desde os primeiros anos da fase escolar. Vale ressaltar que todos os combinados são construídos por eles. Então, no começo do ano minha turma já traçou combinados, que fizeram a convivência ser harmoniosa e as aulas serem mais produtivas. Tudo começou na roda de conversa, onde foi apresentado um jogo de dominó e eu sugeri a eles que jogassem aleatoriamente, sem impôr regras. Após uma jogada, dialogamos sobre o jogo e de como foi difícil jogar sem regras. Daí surgiu a pergunta: O que acontece se jogarmos sem regras? Alguns alunos responderam: “ Nós perdemos”. Aproveitando essa oportunidade falei sobre a importância de se ter regras de convivência, pois assim como foi difícil jogar sem regras, também o é viver sem regras no cotidiano. Então cada aluno sentiu-se livre para falar a sua opinião. Durante essa conversa apreciamos alguns comentários que foram concordados por todos os coleguinhas, entre eles: “ Não podemos jogar o lixo no chão por que fica sujo”, “ tem que falar boa tarde para as pessoas quando chegamos”, “pode brincar na sala mas sem correr senão podemos cair ou machucar o coleguinha”, entre outros. Assim, analisando as conversas e brincadeiras dos alunos, fica claro como é importante eles perceberem que dependemos dos combinados para vivermos melhor uns com os outros. A sociedade tem que ser baseada em regras que facilitem o convívio harmonioso entre as pessoas. E a base é a infância.

Nenhum comentário: