Apresentação

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quinta-feira, 27 de maio de 2010

Postura profissional

No dia 20/05, fui à uma palestra na livraria cultura com a professora Romaly de Carvalho da Fundação Universa. O tema era: "Postura profissional - Como fazer sucesso na carreira". Abaixo, cito pontos importantes da palestra:

O comportamento pode pesar mais que o conteúdo.

Você precisa construir uma imagem que será sua marca pessoal, ou seja você será reconhecido pela sua elegância, carisma, irreverência,etc.

Tenha cuidado, ainda que seja fora da empresa, em relação à sua intimidade: lembre-se que hoje em dia tudo pode ser facilmente capturado com celulares com câmera.

Tenha uma conduta social positiva. É necessário fazer amizades ou manter uma boa impressão onde quer que você esteja, saiba ser cordial com todos, você só tem a ganhar.

Habilidade de relacionamento interpessoal: encanta os clientes.

Sobre apresentações e cumprimentos:

Você sabe se apresentar? Então você é um articulador.

Ao se apresentar a alguém, lembre-se sempre de falar seu nome e sobrenome, por exemplo: Michelle Simões. Olhos nos olhos, sorrindo e nunca com a mão frouxa, pois passa uma imagem de insegurança. Também nunca apertada demais, pois isso soa grosseiro. Introduza com: Olá, como vai? E ao se despedir, use: Prazer em conhecê-lo(la).

Leve em consideração que todo relacionamento é uma relação política.

Ao receber um cartão de visita, imediatamente entregue o seu. Nunca dobre a ponta do cartão. Embora algumas pessoas façam, isso não é correto.

Beijos? Só para os íntimos!

Celular: ao conversar com alguém, mantenha o celular desligado, pois se você pára para atender a todo momento, passa para seu interlocutor falta de interesse em sua pessoa ou no assunto tratado. Caso precise deixar o celular ligado, por estar esperando alguma ligação importante, avise o seu interlocutor antes de iniciar a conversa.

Traje: roupas coerentes com a função demonstram credibilidade. Podem seduzir, influenciar, e até trazer progresso profissional.

Grupo informal: roupas que deve ser usadas por profissionais como: artistas plásticos, publicitários, designers entre outros que trabalhem com criação ou áreas afins. Exemplos: camisetas com estampas, calças jeans novas, calças de sarja ou brim, sapatênis, baby look, blusa sem manga.

Grupo formal: normalmente formado por executivos e profissionais que ocupam cargos diretivos e gerenciais de grandes empresas. Exemplos: taileur = calça + terno ou saia + terno. Saia: até 3 dedos acima do joelho. Terno, sapato social, gravata ( invista nela!). Roupas de boa qualidade, peças clássicas em geral.

Evite: roupas muito fashion, conservadoras e esportes demais.  Roupas transparentes, apertadas e curtas.

Acessórios: cor do sapato = cor do cinto. Meia = cor do sapato.

Lembre-se: maquiagem também é atitude. O trio blush, batom e rímel conferem um aspecto saudável.  Você deve transparecer em seu visual a imagem da empresa para a qual trabalha.

Entrevistas: use a cor azul, pois passa confiança. O preto não é muito aconselhável, pois passa austeridade demais.

Reuniões: não use babadinhos, pois passa muito romantismo, o que dificulta nas negociações. Um pingo de gloss no meio dos lábios (no caso das mulheres por favor!) faz com que as pessoas prestem atenção no que você tem a dizer.


2 comentários:

Anônimo disse...

Mi parabén pelo seu blog, adorei amiga. Sempre que puder estarei por aqui. Muito sucesso.
bjão.
Vanessa

Diário de Classe disse...

Amiga, obrigada comentário! Aguardarei sua próxima visita! Beijos.