Apresentação

Apresentação

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Postura profissional

No dia 20/05, fui à uma palestra na livraria cultura com a professora Romaly de Carvalho da Fundação Universa. O tema era: "Postura profissional - Como fazer sucesso na carreira". Abaixo, cito pontos importantes da palestra:

O comportamento pode pesar mais que o conteúdo.

Você precisa construir uma imagem que será sua marca pessoal, ou seja você será reconhecido pela sua elegância, carisma, irreverência,etc.

Tenha cuidado, ainda que seja fora da empresa, em relação à sua intimidade: lembre-se que hoje em dia tudo pode ser facilmente capturado com celulares com câmera.

Tenha uma conduta social positiva. É necessário fazer amizades ou manter uma boa impressão onde quer que você esteja, saiba ser cordial com todos, você só tem a ganhar.

Habilidade de relacionamento interpessoal: encanta os clientes.

Sobre apresentações e cumprimentos:

Você sabe se apresentar? Então você é um articulador.

Ao se apresentar a alguém, lembre-se sempre de falar seu nome e sobrenome, por exemplo: Michelle Simões. Olhos nos olhos, sorrindo e nunca com a mão frouxa, pois passa uma imagem de insegurança. Também nunca apertada demais, pois isso soa grosseiro. Introduza com: Olá, como vai? E ao se despedir, use: Prazer em conhecê-lo(la).

Leve em consideração que todo relacionamento é uma relação política.

Ao receber um cartão de visita, imediatamente entregue o seu. Nunca dobre a ponta do cartão. Embora algumas pessoas façam, isso não é correto.

Beijos? Só para os íntimos!

Celular: ao conversar com alguém, mantenha o celular desligado, pois se você pára para atender a todo momento, passa para seu interlocutor falta de interesse em sua pessoa ou no assunto tratado. Caso precise deixar o celular ligado, por estar esperando alguma ligação importante, avise o seu interlocutor antes de iniciar a conversa.

Traje: roupas coerentes com a função demonstram credibilidade. Podem seduzir, influenciar, e até trazer progresso profissional.

Grupo informal: roupas que deve ser usadas por profissionais como: artistas plásticos, publicitários, designers entre outros que trabalhem com criação ou áreas afins. Exemplos: camisetas com estampas, calças jeans novas, calças de sarja ou brim, sapatênis, baby look, blusa sem manga.

Grupo formal: normalmente formado por executivos e profissionais que ocupam cargos diretivos e gerenciais de grandes empresas. Exemplos: taileur = calça + terno ou saia + terno. Saia: até 3 dedos acima do joelho. Terno, sapato social, gravata ( invista nela!). Roupas de boa qualidade, peças clássicas em geral.

Evite: roupas muito fashion, conservadoras e esportes demais.  Roupas transparentes, apertadas e curtas.

Acessórios: cor do sapato = cor do cinto. Meia = cor do sapato.

Lembre-se: maquiagem também é atitude. O trio blush, batom e rímel conferem um aspecto saudável.  Você deve transparecer em seu visual a imagem da empresa para a qual trabalha.

Entrevistas: use a cor azul, pois passa confiança. O preto não é muito aconselhável, pois passa austeridade demais.

Reuniões: não use babadinhos, pois passa muito romantismo, o que dificulta nas negociações. Um pingo de gloss no meio dos lábios (no caso das mulheres por favor!) faz com que as pessoas prestem atenção no que você tem a dizer.


2 comentários:

Anônimo disse...

Mi parabén pelo seu blog, adorei amiga. Sempre que puder estarei por aqui. Muito sucesso.
bjão.
Vanessa

Michelle Simões disse...

Amiga, obrigada comentário! Aguardarei sua próxima visita! Beijos.