Apresentação

Apresentação

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Merecido recesso. Aproveite e se organize!

Agora, finalizado o 1º semestre. Depois de muita correria nada melhor do que fechar o semestre com chave de ouro: portifólios devidamente arrumados, relatórios feitos, atividades concluídas. Diários atualizados, conversa com os pais em dia. A organização se faz essencial no dia a dia do professor. Mas há muita dificuldade de alguns para se organizar constantemente. Então, passarei aqui algumas dicas de como fazer isso:

O armário da sala é um instrumento muito importante dentro da sala de aula. Mas, é imprescindível definir o local para cada item. Materiais pesados como: livros, caixas de brinquedos de madeira e pastas, devem ficar na prateleira de baixo. As prateleiras do meio ficam os papéis e pastas de atividades avulsas dos alunos( o ideal nesse caso é separar por nomes: coloque-os em plásticos de pasta catálogo, escreva no plástico mesmo com caneta para retroprojetor e arrume-os em uma pasta fichário. Assim fica fácil quando for separar as atividades deles).Na prateleira da altura do seu rosto: coloque as coisas que você mais utiliza: potes de lápis, borracha, tesoura, cola, tintas, canetinhas, gizes-de-cera, pincéis, etc. Se tiver prateleiras acima de você, procure colocar seus objetos pessoais(se o armário tiver chave, heim!) ou coisas que você menos utiliza.

Bom, você tendo feito isso, pode ter certeza de que a maioria dos seus problemas foram resolvidos enquanto você arrumava o seu armário. Agora é só manter!

Tenha sempre em mãos uma agenda, mas se isso não for possível use um bloco de anotações e depois repasse para sua agenda, mas se isso também não for possível... apele para o seu celular! Eu sei que tem muita gente que não tem paciência para escrever no celular e se você for uma dessas, comece a treinar, pois dominando este recurso, lhe será muito útil na hora que não tiver nenhum papel. Só não se esqueça de repassar para sua agenda. À noite, separe uns minutinhos para fazer uma lista do que precisará fazer no próximo dia, priorizando os mais urgentes ou importantes.

Se você não possui o hábito de fazer listas que tal começar nesse recesso? Lista dos livros que preciso ler, lista de materiais que preciso comprar, lista de eventos que preciso ir... enfim, as listas servem para nos organizarmos, pois não dá para memorizar tudo.

Guarde bem o nome destes objetos: caneta retroprojetor, caneta para tecido e etiqueta. Grande parte das nossas confusões seriam resolvidas se utilizássemos mais esses instrumentos. Quando rotulo objetos e locais não perco tempo procurando onde guardar ou onde encontrar. Simples assim.

Essas foram algumas dicas, que eu sei são poucas, mas funcionam muito comigo, espero que também os ajudem!

Nenhum comentário: