Apresentação

Apresentação

domingo, 13 de março de 2011

Relacionamentos interpessoais: uma questão de inteligência

Olá queridos leitores do meu querido diário de classe, hoje vou falar sobre relacionamentos interpessoais. A saber, relacionamentos interpessoais são interações estabelecidas com outras pessoas. Essas relações tem níveis de intimidade diferentes. Ou seja a forma que eu abordo meu pai não será a mesma forma que irei abordar o diretor de uma empresa. Simples! Mas não é todo mundo que percebe isso, pelo contrário, há muitas, mas muitas pessoas que acham que mudar a postura perante uma socialização com alguém é ser falso. Há diferença, pois você pode ser adequado aquela situação sem deixar de colocar a sua opinião ou personalidade. Então, noto que há pessoas que por achar que tem opinião formada sobre tudo pode ser grosseiro, arrogante, indelicado e por que não dizer mal educado? Sim, porque educação vem no modo de saber lidar com as pessoas e isso se chama inteligência emocional. Se há divergências de ideias sobre um determinado assunto, não quer dizer que um é mais ou menos inteligente do que outro, e sim há visões e referenciais diferentes, como dizia Einstein, tudo é relativo.  Pois bem, ser inteligente, ter o QI acima da média, hoje em dia não quer dizer nada; você pode ser super qualificado para trabalhar no setor de TI de uma empresa, porém, antes disso será avaliado principalmente a sua postura perante situações de conflito junto a outras pessoas. Segundo Gardner, existem múltiplas inteligências e é quase impossível que uma pessoa tenha todas elas desenvolvidas. Mas como vivemos em sociedade, a inteligência interpessoal e intrapessoal é a que mais conta, pois sabendo lidar com o seu próprio emocional saberá ser cauteloso na hora de discutir algo com alguém sem ferir aquela relação e consequentemente se sairá bem em qualquer situação. Isso influencia no seu próprio crescimento pessoal e profissional. Portanto querido leitor, você que se acha muito inteligente e adora sempre levar a melhor nas discussões está na hora de se conhecer um pouquinho mais e perceber em qual inteligência precisa se melhorar: Linguística, Lógico-matemática, Espacial, Musical, Corporal-cinestésica... Intrapessoal ou Interpessoal?  Aqui vai um teste se você quer saber a quantas anda sua inteligência emocional:
http://www.caiuaficha.com.br/testeqe/teste.html

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Michelle,

Parabéns pelo texto, simples e direto ao ponto.

Devemos sim, defender nossas convições e pontos de vista, mas com embamentos sólidos, e sem utilizar isso para passar por cima das outras pessoas. Da mesma forma que não devemos aceitar que passem por cima da gente. Respeitar para ser respeitado.

Inteligência emocional é antes de tudo saber ouvir o que o outro tem a dizer para então podermos tirar nossas próprias conclusões, e ainda mais,ter a mente sempre aberta para o novo.

"Prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo."
Viva Raul Seixas!

Beijos!

Johnny

Educar é Saber Amar disse...

Adorei seu texto Michelle!parece que foi feito sob encomenda,né?[;)]
Parabéns pela clareza,e simplicidade nas palavras.Isso sim é saber se comunicar!